Azores for Rent
EN

Açores

Lagoa do FogoSão Miguel Island
Lagoa das Sete CidadesSão Miguel Island
Lagoa das FurnasSão Miguel Island
Poço Azul - NordesteSão Miguel Island
Gorreana Tea PlantationSão Miguel Island
Lagoa das EmpadadasSão Miguel Island

Os Açores são um arquipélago de 9 ilhas vulcânicas situadas na Dorsal Média Atlântica do Atlântico Nordeste, as quais distam aproximadamente 2000km da costa de Portugal e 1200km da Ilha da Madeira. O arquipélago é composto por 3 grupos de ilhas: o Grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel), o Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e o Grupo Ocidental (Flores e Corvo). São também o território mais ocidental de Portugal e consequentemente da Europa.

A História da descoberta dos Açores por mais fascinante e interessante que seja, está ainda envolta em muitas incertezas e polémicas e assenta em várias teorias. Na verdade, não existe a certeza absoluta sobre a data da descoberta deste magnifico arquipélago, havendo pelo menos três teses sobre a mesma. Contudo, e apesar de não haver certezas absolutas, a maioria dos historiadores aceita que as Ilhas foram descobertos em 1427 por Diogo de Silves, marinheiro do Infante D. Henrique.

O povoamento das ilhas começou em 1439 com continentais das mais diversas proveniências. Nos anos seguintes chegaram povoadores de outras regiões europeias, como a Flandres e o Norte da França. Desta forma, devido à forte influência de diversas culturas e tradições, hoje em dia as Ilhas dos Açores possuem uma História e cultura únicas, associadas às suas paisagens de rara beleza.

Desde 1976, os Açores foram consagrados na constituição Portuguesa como uma região autônoma, possuindo um estatuto político-administrativo especial e um governo próprio.

Existem pequenos aeroportos em todas as 9 ilhas do arquipélago, bem como ligações marítimas, embora alguns destas ligações funcionem apenas durante os meses de verão.

Ilha de São Miguel

A maior ilha do arquipélago dos Açores é São Miguel, a qual foi a segunda a ser descoberta e uma das que ainda preserva a maior atividade vulcânica. Ponta Delgada é a sua capital, e é uma boa base para explorar o resto da ilha. Isso deve-se em parte à sua localização quase central, aos ótimos acessos, à variedade de pequenas lojas, às suas ruas pitorescas, ao seu movimentado porto marítimo, às várias e impressionantes igrejas e ao imponente forte do século XVI, denominado Castelo São Brás.

A ilha de São Miguel é ainda conhecida pelas suas lindíssimas lagoas, as quais constituem as crateras dos vulcões que outrora originaram a ilha. Em boa verdade, esta ilha é, nos dias que correm, a que preserva mais atividade Vulcânica, sendo a Vila da Furnas um dos locais ideias para constatar essa realidade. Desde o cozido, cozinhado debaixo da terra, passando pelos banhos termais ao ar livre ou as manifestações das caldeiras, nesta pitoresca Vila da ilha de São Miguel não conseguirá ficar indiferente a esta força da natureza.